A Odisseia 

             A viagem de uma vida... a solidão, a companhia, o desespero, a amizade, 

            o amor, as desventuras... a partilha de um estado de espírito. É, sem dúvida, uma Odisseia.

 

quarta-feira, março 02, 2005

Indignação

As mulheres portuguesas são parvas... Isto dito por uma comentadora regular do Público até parece verdade. Como homem não posso deixar de me indignar...
Gosto muito das minhas amigas (em regra portuguesas) e das mulheres portuguesas em geral para suportar estes insultos... Não as acho parvas.

Acho que as regras sociais existentes na nossa sociedade condicionam os seus comportamentos de modo a que assumam cada vez mais tarefas sem deixarem de ter o monopólio de outras que já antes realizavam.
São elas, muitas vezes, as guardiãs desse monopólio, é certo. Mas não as acho parvas por isso.

Fala-se muito do que é exigido às mulheres. Às mulheres só pode ser exigido aquilo que pode ser exigido aos homens, com a excepção, por ora, da gravidez, por razões conhecidas.
Mas quem exige? Muitas vezes elas próprias.... concedo.
Mas também os namorados, maridos, pais, filhos, patrões, chefes, directores, etc.
Serão parvas por aceitar essas exigências? Não acho.

Acho que nós todos somos parvos por exigir. Acho que nós somos parvos por não termos consciência de que as exigências são excessivas. Acho que nós somos parvos por não lutarmos por criar condições para uma maior igualdade material.

Nós quem, perguntarão? Todos nós portugueses... não são só as mulheres que são parvas.

Se estivermos a chamar nomes a apenas um grupo é um insulto... dado que não é o único responsável. E é contra esse insulto que me indigno. Eu também mereço esse rótulo.