A Odisseia 

             A viagem de uma vida... a solidão, a companhia, o desespero, a amizade, 

            o amor, as desventuras... a partilha de um estado de espírito. É, sem dúvida, uma Odisseia.

 

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

A teimosia da razão (ou da falta dela)...

Sempre fui teimoso... é uma das minhas poucas qualidades... e um dos meus muitos defeitos.
Vejo na minha teimosia uma modalidade muitas vezes esquecida de obstinação. Esta obstinação teimosa, ou teimosia obstinada, usa o (pouco) conhecimento que tenho da vida (vulgo, experiência), mas não deixa de recorrer à razão. É nas estruturas lógicas de raciocínio que fundamento determinadas "teimosias".
Tento lutar por essas "teimosias". Lutar para consolidar ideias que entendo serem importantes... Reconheço que algumas ideias nobres são colocadas em segundo plano em detrimento de interesses pessoais, mas para mim esses também são importantes.
Viver com esta fome intensa de conciliar experiência e razão é a base da minha teimosia obstinada. Contudo, não sou dogmático naquilo que defendo... mas sou teimoso... não me contento com argumentos fracos. Sou obstinado na discussão, sou teimoso no apuramento das causas e das consequências...
Não me deixo vencer facilmente, fruto dos dois suportes estruturais da minha teimosia... Mas, quando vencido, defendo, com a mesma veemência, o argumento que me derrotou.
Sempre fui teimoso.
Humilde nas convicções fracas, arrogante nas convicções fortes, intransigente nas convicções pessoais.
Mas tentarei nunca ser dogmático em nenhuma delas.